Primeiros conceitos de Marketing
Nas aulas iniciais de Marketing normalmente eu faço um "brainstorming" do que os alunos pensam que seja a atividade mercadológica e posteriormente faço um "overview" de tudo que vou apresentar ao longo do semestre letivo.
A respeito de Marketing a maioria dos alunos acredita que está relacionado apenas à vendas e divulgação. Então, é procuro mostrar que vai muito além disso ... Na realidade, o Marketing pode ser considerado oposto às Vendas, embora tenham uma relação, esta verificada nos próprios departamentos de Marketing e Vendas das organizações.
Para vender você precisa ter um produto ou serviço a ser comercializado. Neste sentido, o Marketing já chegou antes com a criação ou inovação, a parte da prospecção mercadológica e o planejamento do processo.
Quem trabalha ou já atuou com Vendas sabe muito bem que não é fácil escoar a produção "forçando a barra" e ofertar sobretudo o que não se conhece, gosta ou acredita. Existem metas a serem cumpridas e a dependência dessa comissão para a sobrevivência.
Então, podemos dizer que Vendas são imediatistas - aqui e agora ... É preciso tomar todo o cuidado para não fazer "propaganda enganosa" e levar alguém a consumir o que não quer ou precisa.
As consequências vem depois com certeza ... com o pós venda.
Portanto, o Marketing vem antes das Vendas e continua depois com o feedback na busca da continuidade do relacionamento com o cliente.
No que se refere à questão da divulgação é claro que o Marketing está envolvido, porém a propaganda é só "a ponta do iceberg", já que o composto mercadológico engloba, a princípio, os famosos "4 Ps" (Produto, Preço, Ponto/Praça e Promoção/Propaganda).
Logo, a comunicação do produto ou serviço é fundamental para a venda, mas essa história começou lá atrás com a pesquisa da oferta e da demanda, afinal de contas, o significado do Marketing é "mercado" que abarca os dois lados da moeda: quem produz e quem consome bens e experiências ...
Na próxima postagem, vamos abordar a questão das vantagens do Marketing. Fiquem por aqui e vão me acompanhando ...
A respeito de Marketing a maioria dos alunos acredita que está relacionado apenas à vendas e divulgação. Então, é procuro mostrar que vai muito além disso ... Na realidade, o Marketing pode ser considerado oposto às Vendas, embora tenham uma relação, esta verificada nos próprios departamentos de Marketing e Vendas das organizações.
Para vender você precisa ter um produto ou serviço a ser comercializado. Neste sentido, o Marketing já chegou antes com a criação ou inovação, a parte da prospecção mercadológica e o planejamento do processo.
Quem trabalha ou já atuou com Vendas sabe muito bem que não é fácil escoar a produção "forçando a barra" e ofertar sobretudo o que não se conhece, gosta ou acredita. Existem metas a serem cumpridas e a dependência dessa comissão para a sobrevivência.
Então, podemos dizer que Vendas são imediatistas - aqui e agora ... É preciso tomar todo o cuidado para não fazer "propaganda enganosa" e levar alguém a consumir o que não quer ou precisa.
As consequências vem depois com certeza ... com o pós venda.
Portanto, o Marketing vem antes das Vendas e continua depois com o feedback na busca da continuidade do relacionamento com o cliente.
No que se refere à questão da divulgação é claro que o Marketing está envolvido, porém a propaganda é só "a ponta do iceberg", já que o composto mercadológico engloba, a princípio, os famosos "4 Ps" (Produto, Preço, Ponto/Praça e Promoção/Propaganda).
Logo, a comunicação do produto ou serviço é fundamental para a venda, mas essa história começou lá atrás com a pesquisa da oferta e da demanda, afinal de contas, o significado do Marketing é "mercado" que abarca os dois lados da moeda: quem produz e quem consome bens e experiências ...
Na próxima postagem, vamos abordar a questão das vantagens do Marketing. Fiquem por aqui e vão me acompanhando ...
Comentários
Postar um comentário