O que se sabe sobre Pesquisa de Mercado ? Parte I

Há muito que se falar a respeito de Pesquisas de Mercado. Eu costumo fazer um jogo com meus alunos em dois grupos e se torna uma forma competitiva e dinâmica, em que cada um reflete  sobre o que acha que sabe sobre cada questão e "chutando" acabam muitas vezes fazendo um gol ou "batendo na trave".
Costumo questionar o que se entende por pesquisa primária e secundária. Normalmente os alunos erram esta questão, pois supõem que a primária é a primeira pesquisa a ser realizada e a secundária vem depois para aprofundar a outra. Negativo: nada disso. A pesquisa secundária é a primeira a ser realizada e diz respeito à investigação em fontes secundárias ou alheias, ou seja, de outros autores que já se debruçaram sobre o tema. Em outras palavras: pesquisa de gabinete ou bibliográfica: livros, revistas, guias, Internet ! Não adianta fingir que a primeira busca do estudante de hoje é no Google assim que recebe o tema do Seminário, do Projeto, do TCC ... Já a primária corresponde á pesquisa de campo ou "in loco", em que a pessoa vai realizar entrevistas ou aplicar questionários, enfim, conhecer a realidade diretamente.
Por que a primária é feita depois da secundária ??? Se alguém vai fazer uma entrevista e não sabe o básico sobre o entrevistado, o tema ou a empresa, perde tempo e oportunidade. É fundamental conseguir os dados principais antes de ir "ao vivo e a cores" para saber se a realidade corresponde ao que foi dito nos sites e nos livros, se está defasado, incompleto.
Outra pergunta se refere à pesquisa contínua e pontual. Costumo dar o exemplo da Copa do Mundo. Se nos referimos à edição de 2010 na África do Sul consideramos uma investigação única a respeito daquele evento especificamente, mas a contínua deve ser feita periodicamente para investigar as mudanças e as evoluções em cada evento ocorrido a cada 4 anos a fim de fazer projeções e verificar  tendências. O importante é manter o mesmo questionário para se poder avaliar corretamente o que de fato ocorreu e fazer uma adequada analogia entre os acontecimentos.
Uma questão recorrente é  o que é uma pesquisa quantitativa e qualitativa. A primeira corresponde à uma investigação mais abrangente, com grande número de respondentes, que propicie a elaboração posterior de gráficos e tabelas. A outra, por sua vez, é a coleta de dados mais específica, feita com especialistas de uma área ou para verificar o comportamento do consumidor de determinado produto ou serviço.
O que dizer a respeito de pesquisa de opinião, de grupo e de autoridade ? Na sequência é possível dizer que é uma investigação feita individualmente, porém reflete a sociedade em geral; a segunda envolve um segmento ou nicho específico com características em comum e a última é a referência em um tema, ou seja, "o cara" ou "o bam bam bam" em determinado assunto.
Quer saber mais  ? Continue acompanhando ... Deixe seu depoimento.

Comentários

  1. Ebaaa respondi certo na prova hehe, mas é bom relembrar os conceitos por aqui! =)
    Ótimo texto!
    Denise

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO SUSTENTÁVEL X TURISMO DE MASSA

Consultor de Viagens: manual quem é e como tratá-lo

Afinal, o que pode ser considerado um Produto Turístico ?