Desafio Alunos no Comando SENAC Campos do Jordão
Foi uma experiência muito gratificante participar da 2ª edição do Evento Desafio: Alunos no Comando, promovido pelo Senac, instituição onde trabalho há quase 13 anos, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro no Grande Hotel Escola Senac Campos do Jordão.
Não tive a oportunidade de participar da edição pioneira e incentivada pelos alunos e colegas, fiquei motivada a vivenciar este projeto como hóspede.
Já tinha visitado o Grande Hotel há anos atrás com alunos de outras instituições como visita técnica, mas não me recordava de tudo, nem tinha conhecido de fato todas as dependências. O fato de estar no local como cliente também muda o foco.
O Hotel é belíssimo e requintado, inserido em uma paisagem incrível da Serra da Mantiqueira, primando pela sofisticação, diversificação de espaços e atividades, limpeza, organização e, é claro, o bem receber.
Trata-se de um evento em que os alunos comandam o hotel apoiados por funcionários locais e por alguns professores da instituição, na tentativa de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula.
No ano passado somente o curso de Hotelaria participou do desafio, mas neste ano foram 11 cursos pertencentes aos três campi do Senac: CAS (São Paulo), Águas de São Pedro e Campos do Jordão.
Eu tive a felicidade de ter um outro tipo de contato com alunos que dei aula ou estão tendo disciplinas comigo no momento pertencentes aos cursos de Tecnologia em Hotelaria, Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos.
Vários fatos ocorreram que serão objeto de estudo e debate de minhas aulas de Hospitalidade e Marketing.
Algumas pequenas falhas ocorreram, é claro, pois trata-se de um aprendizado, além de haver muito nervosismo. Porém, os alunos selecionados na amostra demonstraram muita seriedade, competência, esforço e alegria em servir, componente básico e essencial da Hospitalidade.
Apesar de alguns desajustes na comunicação entre os setores, outros me surpreenderam. Posso citar o exemplo de quando estava no jantar da primeira noite e perguntei para uma aluna no salão do restaurante se ela sabia informar se havia carrinho de bebê para empréstimo. Ela falou que iria verificar e mal cheguei na recepção verifiquei um carrinho. A princípio, pensei que era de algum hóspede recém chegado ou de outro apartamento, mas logo descobri que era o que eu tinha questionado para a aluna em outro lugar e setor. Isto foi fantástico.
Nas aulas de Marketing de Relacionamento sempre insisto na necessidade de encantar o cliente e ter iniciativa, proatividade, eficiência e rapidez nas suas solicitações.
Logo no meu check in alguns desencontros ocorreram e no momento já reclamei para o professor responsável e com a equipe. Mais tarde percebi outro equívoco quanto à reserva de atividades, como a massagem que eu tanta queria usufruir e me disseram que seria reservada na hora e depois já estava lotada ! Ao conversar com a aluna responsável, logo me encontraram em outro espaço e resolveram minha situação ... Que massagem maravilhosa por uma aluna do curso de Estética ... Demais !
Na primeira noite a equipe cozinha/ salão teve problemas na reposição dos alimentos, mas nas demais isto já foi prontamente resolvido. Qualidade, variedade e sofisticação em Gastronomia ...
Com a temática "Volta ao Mundo" os jantares foram típicos e houve até um "Baile de Máscaras" em que os hóspedes tiverem a oportunidade de confeccionar suas próprias máscaras.
A experiência de assistir ao único grupo de ballet gratuito de cegos do mundo foi impressionante, demais mesmo. Que exemplo notável a ser seguido de tantas maneiras ...
Por sua vez, os relatos do navegador Amyr Klink foram prá lá de inusitados, interessantes, ora cômicos, mas repletos de reflexões de vida.
Palestras e workshops diferentes e inusitados, como de perfumaria, pizzas, conhaque e cerveja, pena que não dá tempo para fazer tudo.
Quanto à animação da equipe de Lazer nem se comenta. Para os alunos que cuidaram das minhas crianças então, obrigada é pouco. Como os pequenos se divertiram e ainda com tão pouco tempo, fizeram uma ótima apresentação de Circo no último dia ...
Enfim, foram muitas emoções para todos os envolvidos, tanto os que trabalharam, quanto os que desfrutaram deste final de semana fabuloso.
Aprendizado na prática, este evento que começou a ser idealizado há mais de 6 meses, é um modelo do Senac a ser seguido por outras instituições.
Parabéns a todos com louvor !!!
Olhem quantos presentes nós ganhamos . Lembranças tangíveis que recordarão com saudade e alegria os maravilhosos momentos vividos ...
Não tive a oportunidade de participar da edição pioneira e incentivada pelos alunos e colegas, fiquei motivada a vivenciar este projeto como hóspede.
Já tinha visitado o Grande Hotel há anos atrás com alunos de outras instituições como visita técnica, mas não me recordava de tudo, nem tinha conhecido de fato todas as dependências. O fato de estar no local como cliente também muda o foco.
O Hotel é belíssimo e requintado, inserido em uma paisagem incrível da Serra da Mantiqueira, primando pela sofisticação, diversificação de espaços e atividades, limpeza, organização e, é claro, o bem receber.
Trata-se de um evento em que os alunos comandam o hotel apoiados por funcionários locais e por alguns professores da instituição, na tentativa de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula.
No ano passado somente o curso de Hotelaria participou do desafio, mas neste ano foram 11 cursos pertencentes aos três campi do Senac: CAS (São Paulo), Águas de São Pedro e Campos do Jordão.
Eu tive a felicidade de ter um outro tipo de contato com alunos que dei aula ou estão tendo disciplinas comigo no momento pertencentes aos cursos de Tecnologia em Hotelaria, Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos.
Vários fatos ocorreram que serão objeto de estudo e debate de minhas aulas de Hospitalidade e Marketing.
Algumas pequenas falhas ocorreram, é claro, pois trata-se de um aprendizado, além de haver muito nervosismo. Porém, os alunos selecionados na amostra demonstraram muita seriedade, competência, esforço e alegria em servir, componente básico e essencial da Hospitalidade.
Apesar de alguns desajustes na comunicação entre os setores, outros me surpreenderam. Posso citar o exemplo de quando estava no jantar da primeira noite e perguntei para uma aluna no salão do restaurante se ela sabia informar se havia carrinho de bebê para empréstimo. Ela falou que iria verificar e mal cheguei na recepção verifiquei um carrinho. A princípio, pensei que era de algum hóspede recém chegado ou de outro apartamento, mas logo descobri que era o que eu tinha questionado para a aluna em outro lugar e setor. Isto foi fantástico.
Nas aulas de Marketing de Relacionamento sempre insisto na necessidade de encantar o cliente e ter iniciativa, proatividade, eficiência e rapidez nas suas solicitações.
Logo no meu check in alguns desencontros ocorreram e no momento já reclamei para o professor responsável e com a equipe. Mais tarde percebi outro equívoco quanto à reserva de atividades, como a massagem que eu tanta queria usufruir e me disseram que seria reservada na hora e depois já estava lotada ! Ao conversar com a aluna responsável, logo me encontraram em outro espaço e resolveram minha situação ... Que massagem maravilhosa por uma aluna do curso de Estética ... Demais !
Na primeira noite a equipe cozinha/ salão teve problemas na reposição dos alimentos, mas nas demais isto já foi prontamente resolvido. Qualidade, variedade e sofisticação em Gastronomia ...
Com a temática "Volta ao Mundo" os jantares foram típicos e houve até um "Baile de Máscaras" em que os hóspedes tiverem a oportunidade de confeccionar suas próprias máscaras.
A experiência de assistir ao único grupo de ballet gratuito de cegos do mundo foi impressionante, demais mesmo. Que exemplo notável a ser seguido de tantas maneiras ...
Por sua vez, os relatos do navegador Amyr Klink foram prá lá de inusitados, interessantes, ora cômicos, mas repletos de reflexões de vida.
Palestras e workshops diferentes e inusitados, como de perfumaria, pizzas, conhaque e cerveja, pena que não dá tempo para fazer tudo.
Quanto à animação da equipe de Lazer nem se comenta. Para os alunos que cuidaram das minhas crianças então, obrigada é pouco. Como os pequenos se divertiram e ainda com tão pouco tempo, fizeram uma ótima apresentação de Circo no último dia ...
Enfim, foram muitas emoções para todos os envolvidos, tanto os que trabalharam, quanto os que desfrutaram deste final de semana fabuloso.
Aprendizado na prática, este evento que começou a ser idealizado há mais de 6 meses, é um modelo do Senac a ser seguido por outras instituições.
Parabéns a todos com louvor !!!
Olhem quantos presentes nós ganhamos . Lembranças tangíveis que recordarão com saudade e alegria os maravilhosos momentos vividos ...
Que bom que vc pode ir Regina... E obrigado por compartilhar sua experiência conosco.
ResponderExcluirO Resultado positivo do evento foi fruto do trabalho dos alunos e de todos os professores dos cursos!!!! Abraço.
Gerson