Para você está tranquilo, está favorável ou sempre é com o outro: a crise já lhe pegou ou está preparado se ... ?

Parece piada, mas a "música" intitulada (quase só tem isso de letra) "Tá tranquilo, tá favorável" do "Mc Bin Landen" (não dava para arranjar outro nome ?) está fazendo sucesso, bem como muitos outros "artistas" dos mais diversos gêneros musicais e "literários" .A esmagadora maioria destas personalidades de momento não possui nem o ensino fundamental completo, é um estudante ainda ou no máximo possui o ensino médio e se acha "super cabeça" e pode influenciar os outros pela Internet.  Infelizmente, de fato tem se tornado referências e copiados por muitos . Com isso têm ganhado bastante dinheiro, muito mais do que eu ou você que estudou por anos a fio e se mata de tanto trabalhar.

Com certeza estamos vivendo um dos piores momentos da história desse País, um total caos sócio, político e econômico. Parece uma crise que não tem fim, nem vemos o final do túnel. Nunca ouvi tanta gente conhecida me dizer que está desempregada.
No entanto, muitas pessoas só sabem reclamar e não fazem absolutamente nada para mudar ou melhorar.
 
É impressionante como o setor de serviços, sobretudo o de Hospitalidade, está repleto de exemplos de gestores que parece não se preocupam com nenhuma nova estratégia e de funcionários  que não demonstram o mínimo interesse em aprender algo novo nem mesmo atender bem um cliente ! Em diversos casos parece que não precisam trabalhar, não dependem de salário ou vivem de comissão !

A excelência na qualidade do atendimento não deveria ser o princípio norteador de todo o setor de Turismo, Hotelaria, Alimentos & Eventos e Entretenimento/ Eventos ????
Eu fico simplesmente chocada quando vou a um restaurante e reclamo de algo (acredito firmemente que temos que reclamar sim, sem medo de ser feliz, afinal pagamos e não podemos comer cru) e ninguém nada faz para melhorar o serviço para que eu não vá espalhar para meio mundo nas redes sociais. Chegar em um hotel e depois de ter que esperar tanto por um check in, não ter o quarto arrumado ou tê-lo trocado, faltando itens essenciais e não resolverem o seu problema é demais ...
 
É absurdo solicitar uma cotação para uma operadora de turismo ou um buffet infantil e ficar esperando dias por uma resposta ou nenhum funcionário se preocupar em negociar valores, formas de pagamento e itens inclusos para tentar ganhar o cliente. Existem inúmeros estabelecimentos que acham que estão lotados e na moda e estarão sempre com esse status e tratam os seus clientes como uma mercadoria, sem se incomodar se estão realmente satisfeitos.  Enfim, teria um sem fim de cases para contar sobre mau atendimento no segmento de Hospitalidade.
 
Ainda falta  o básico: paciência, atenção nos detalhes, explicações que parecem óbvias ...
Ficar só esperando por vagas de emprego que caiam do céu, acreditar em concursos (a grande maioria aprova alguns, mas demoram muito tempo para chamar para trabalhar - sem falar da seriedade destes processos seletivos, em que muitos já possuem candidatos pré aprovados !) ou depender de terceiros (sejam pais, maridos, familiares e amigos e até dos "benefícios" governamentais) não dá !

Tem gente que não se preocupa nem em ler, saber do que está acontecendo no Brasil e no mundo em geral, quiçá de sua área de atuação. Vive em que planeta ? Há diversas pessoas que não participam de nenhum curso mesmo que gratuito, não vai atrás de oportunidades. Porém, são esses que mais reclamam de tudo e de todos. No Turismo participar de eventos do Trade, workshops e feiras é obrigatório e, claro, se possível viajar sempre e para lugares diferentes, conforme destaquei no último post.

Quando afirmo que um profissional da área de Turismo precisa conhecer seu bairro, sua cidade e seu país para ter orgulho e apresentar aos demais parece que estou exagerando. Carecemos de interesse e vontade para arranjar tempo livre para isso e valorizar o que é nosso.

Mesmo que estivéssemos vivendo em um período de  prosperidade não dá para relaxar. Estudar, trabalhar, criar sempre é necessário. Temos que ser empreendedores ! Não apenas depender de um único serviço ou contratante. Urge que se tenha  mais de um trabalho e não somente "emprego", mais do que  uma única fonte de rendimento, hoje e sempre ! 
 
Quantas pessoas contraíram AIDS, câncer, dengue, zika ... mas jamais isso ocorrerá com a "minha pessoa" ... Acorda povo !
 
Será que sempre achamos que vai ocorrer com o outro, jamais comigo ? Eu me acho melhor que os outros, superior, "imexível" ??? Nunca serei demitido ou vou passar por um momento de necessidade financeira ou de realização pessoal e profissional ?
 
Não podemos só viver hoje. Muitos já preconizam que é fundamental buscar oportunidades nas crises, ter olhos de vanguarda em lacunas não preenchidas de necessidades e anseios.  
 
Nunca se pode relaxar, ainda mais agora. Mesmo diante das adversidades e incertezas temos que lutar sem parar.
 
A busca da melhoria constante e da perfeição que nunca se alcança, de romper o "status quo", sair do comodismo e de quebrar paradigmas sempre deve ser nosso lema.
 
Vamos fazer a diferença para nós, nossas famílias, amigos, cidades, países, para o mundo. Não fique dormindo em berço esplêndido que a voraz concorrência pode lhe engolir.
 
Levante, sacode a poeira, busque e não desanime. Acredite em você, mas não espere pelos outros nunca, jamais, em tempo algum. Esteja sempre preparado e vise a superação permanente.
 
Sucesso  e prosperidade hoje e sempre ... Até breve amigos !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO SUSTENTÁVEL X TURISMO DE MASSA

Consultor de Viagens: manual quem é e como tratá-lo

Afinal, o que pode ser considerado um Produto Turístico ?