Indústria Cultural e Lazer: quebrando paradigmas, novos cenários e olhares. Você está aproveitando bem o seu tempo livre ?
Diversos estudiosos da área de Lazer e ligados ao mundo do trabalho preconizavam que no século XXI teríamos mais tempo disponível e poderíamos gozar deste período de ócio com plena liberdade.
Só que não !!!
Muito pelo contrário, observamos que temos que trabalhar mais para ganhar a mesma coisa ou até menos. Em época de crise como a que estamos infelizmente vivenciando é necessário em alguns casos se submeter à vários empregos para sobreviver.
O que será que deu errado ? Depois de tantas brigas pela redução das horas de trabalho com a Revolução Industrial no século XIX e a introdução das férias remuneradas no século XX parece que ainda não conseguimos avançar rumo à real apropriação de nosso tempo.
Segundo a fórmula do Orçamento Tempo, poderíamos ter as 24 horas diárias divididas igualitariamente em tempo de trabalho, tempo de descanso e tempo de lazer.
No entanto, esqueceram-se do "tempo liberado", que consiste nas inúmeras obrigações a que estamos submetidos como imposições sociais, familiares e até cívicas. Quantas coisas não temos que fazer segundo gênero, posição no clã ou na sociedade ? Eu mesma vou de duas a três vezes na semana no mercado e no açougue, mesmo que faça listas de compras ! Cozinho todos os dias, cuido de dois filhos, faça várias tarefas em casa (mesmo com empregada mensalista) ... Ah, eu trabalho fora também !
Além disso, temos que ter tempo para a higiene pessoal e a alimentação (necessidades fisiológicas de recuperação psicossomática não se restringem ao sono para relaxamento) ...
Hoje em dia o trânsito nos rouba grande parte do nosso precioso tempo em deslocamentos diários para o local de trabalho e/ou estudo, principalmente nas grandes metrópoles, sendo que a maioria reside longe destes espaços ...
Será que a maioria consegue dormir 8 horas diárias conforme recomendado para a boa saúde ?
Se não sobra tempo no dia a dia atribulado, resta algo no final de semana ? Será que aproveitamos o sagrado período de férias da melhor maneira possível : praticando o Turismo ? Estamos deixando tudo para a aposentadoria ?
Sem dúvida, a sociedade capitalista tem grande culpa no tempo perdido. Trabalhamos mais para viver ou para consumir mais ? Quantos workaholics se matam para ganhar mais e ter mais que os outros, bens materiais de marcas famosas ? O que vale mais algo material ou meu tempo desfrutado em viagens ?
A Indústria Cultural é fruto da sociedade capitalista, com o intuito de transformar todos bens e serviços culturais em mercadorias de consumo.
Temos que refletir se tudo que é pago ou caro é melhor que outros. Talvez a maioria das pessoas pensem assim, pois com todas as dificuldades econômicas e uma grande multidão de desempregados os shows internacionais estão sempre lotados !
Apresentações musicais, peças de teatros, intervenções artísticas de todo tipo que sejam gratuitas ou acessíveis à maior parte da população são menos interessantes que as outras ?
É evidente que muitas atividades culturais precisam ter um ingresso com valor elevado devido aos custos de produção, mas não se pode apenas desvalorizar outras performances.
Muita gente deixa de sair e aproveitar oportunidades incríveis por desmerecer o que é gratuito ou por não saber que existem tais opções. Realmente muito se desconhece das opções baratas e bacanas da cidade, no caso de São Paulo, a megalópole onde moro, por exemplo.
As pessoas reclamam demais: tudo é caro e inacessível, colocam obstáculos ...Muitos pais acham que o único lugar para se levar os filhos para brincar é o Playland dos shoppings, comer na praça da alimentação e ir no cinema ! Onde estão os espaços públicos e abertos, como os parques ?
O grande objetivo da Indústria Cultural é aumentar o consumo dos bens materiais e não o reconhecimento dos usos e costumes, tradições que devemos conhecer, valorizar e perpetuar.
É fundamental conhecermos museus e visitarmos exposições de arte, não apenas porque estão na moda, mas para buscar novos conhecimentos e se aperfeiçoar espiritual e mentalmente. Assim, estaremos trabalhando um dos 3 "DS" propagados pelo francês Joffre Dumazedier, um dos maiores estudiosos do Lazer, quando contempla as principais funções deste para nossa vida: descanso (físico - corporal), diversão (entretenimento) e desenvolvimento (integral do ser humano). Ficar em casa só deitado assistindo TV, fazendo só aquele churrasco com os amigos e dormir não dá !!!
Na verdade, hoje em dia, um dos maiores desafios da humanidade sem dúvida alguma são os eletrônicos, principalmente os smarthphones. A grande maioria das pessoas não consegue ficar um momento sequer longe de tais aparelhos, não conseguem prestar atenção em nada nem ninguém que as cerca, sobretudo os jovens, absortos em outros mundos. Confesso que luto para não ficar tão presa ao Facebook. O "fiu fiu fiu" do WhatsApp não nos deixa em paz, estamos sempre ligados. Isso impede que haja fluência em muitas de nossas atividades, concentração total, perde-se o foco e muito tempo útil também !
Temos que aproveitar mais nosso escasso período de tempo livre, aproveitar ao máximo para diversos motivos no dia a dia, aos finais de semana, nas férias, na aposentadoria. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Planeje, pesquise, poupe, tenha coragem e não perca mais oportunidades. É importante diversificar as atividades. Não fique na mesmice: mesmo lugar, mesma coisas, mesmas pessoas ... Diversificação e maximização são palavras de ordem da hora ! Então, chega de perder tempo de ler apenas e vamos praticar um ócio mais criativo e interessante ?
Excelente artigo Regina!
ResponderExcluirPrecisamos nos desapegar mais das coisas materiais e da busca incessante de ter, ter e ter...
Podemos viver com menos e buscar viver experiencias mais simples, dar valor aos programas culturais gratuitos, ligados a arte da música por exemplo! Meu filho faz faculdade de música e estou vivênciando isso, acompanhando-o a espetaculos muitos bons, gratuitos, porém pouco valorizados pois, estão "fora" do circuito capitalista....Grande abraço
Excelente artigo Regina!
ResponderExcluirPrecisamos nos desapegar mais das coisas materiais e da busca incessante de ter, ter e ter...
Podemos viver com menos e buscar viver experiencias mais simples, dar valor aos programas culturais gratuitos, ligados a arte da música por exemplo! Meu filho faz faculdade de música e estou vivênciando isso, acompanhando-o a espetaculos muitos bons, gratuitos, porém pouco valorizados pois, estão "fora" do circuito capitalista....Grande abraço
Muito obrigada Thales. Concordo plenamente contigo.
ResponderExcluirQue bacana a faculdade do seu filho ....
Sua opinião é fundamental. Temos que aproveitar mais o tempo livre e de forma mais simples e natural.