Educação, Marketing e Turismo no Dia dos Professores
Hoje é um dia diferente e confesso que fico feliz e triste ao mesmo tempo.
Feliz porque sou professora há 16 anos e gosto muito do que faço e procuro fazê-lo da melhor forma possível. Já passei por diversas instituições, cursos e disciplinas. Quantos alunos não conheci neste período ? Muitas experiências, sendo a maioria delas muito positiva e prazerosa.
Sou graduada em Turismo, mas infelizmente este curso se encerrou em muitas instituições em São Paulo nos últimos anos. Pelo fato de ter a Pós Graduação e o Mestrado voltados para a temática de Marketing consegui maiores possibilidades de atuação em cursos dos mais diversos, até no segmento de Tecnologia da Informação (para quem é originalmente da área de Humanas).
No entanto, é muito triste perceber a realidade da Educação em nosso País, tanto pública quanto privada. No primeiro caso nem se fala, pois são raras as escolas de qualidade e os profissionais são muito mal remunerados, trabalhando em geral em situações sem infraestrutura adequada nem em condições de segurança. Já no outro lado, mesmo assim, varia de instituição para instituição, níveis de instrução, localização, porte, dentre outros fatores.
Não se pode dizer que todo professor é coitadinho, ganha pouco. Não é uma verdade generalizada. Porém, foi-se o tempo que o Professor Doutor era mais valorizado. Hoje em dia, dependendo da instituição, é preciso "esconder" o seu diploma para não ser demitido ou só mostrá-lo no momento da visita do MEC para reconhecimento de cursos. A grande maioria que possui titulação (em vários casos, até o Mestrado) não recebe sua remuneração equivalente ao seu grau de formação. Esperar pelos concursos e tentar ingressar em uma Universidade Pública é tarefa para pouquíssimos.
O que vale mais o professor pesquisador mais teórico ou aquele de mercado que vivencia a realidade ? Sob a ótica do aluno ou da instituição de ensino ?
Existem professores que nunca "trabalharam" em uma empresa (não podendo se esquecer da máxima "mas, profe, além de dar aula, você também trabalha ?"), só estudaram e nem sempre possuem as metodologias adequadas para cada curso, disciplina e até aluno. Não sabe transmitir o seu conhecimento.
Por outro lado, temos aqueles que mais se dedicam ao mercado e enxergam a docência como uma forma de aumentar sua receita. Invariavelmente faltam muito às aulas e isso prejudica demais os alunos. Ah, mas têm nome, são famosos, dão destaque para as escolas, mas ...
No caso de professor de Marketing ter atuado ou estar no mercado com certeza agrega valor. Preciso ser alguém mais criativo e interativo, em geral empreendedor e tecnológico.
Já para os docentes de Turismo o fato de ter viajado bastante conta muitos pontos a favor, pois possui bagagem para contar de suas experiências pelo mundo afora.
Será que a teoria e a formação dos docentes, seja de Marketing ou de Turismo, não é importante para o alunado ?
O desafio é fazer esta ponte entre teoria e prática, o que poucos são capazes. Os alunos querem e buscam isso, embora em alguns casos fiquem deslumbrados com o puro pesquisador ou o marqueteiro nato.
Educar deve buscar a preparação e a transformação para a vida, em um contínuo processo de troca, o que prega a atividade mercadológica (Marketing) pois o professor ensina ao aluno, mas também aprende com ele.
Sabe aquele professor que parece que "viaja na maionese" ? Pode parecer louco, mas é preciso fazer malabarismos para atrair a atenção dos educandos em um tempo em que todos só querem olhar para seus smarthphones.
O Turismo Pedagógico contribui demais para se aprender na prática. Visitar o "Museu Catavento" de São Paulo, por exemplo, com certeza faz com que o estudante entenda e não apenas decore conceitos. A visita in loco seguramente acrescenta mais riqueza e um aprendizado mais consistente.
Sem dúvida é preciso ousar e entender cada aluno de forma personalizada, como o Marketing se preocupa com cada cliente, verificando suas dificuldades e facilidades, o mesmo que as necessidades e desejos dos consumidores.
Independente da disciplina e do curso, o professor precisa se atualizar e buscar o melhor em cada aula porque "não existe receita pronta" e envolver o aluno, fazê-lo se empolgar com o conteúdo, mesmo que este lhe pareça chato ou intragável.
Gostaria de saber o que as instituições reconhecem nos professores ? Titulação, tempo de casa, assiduidade, pontualidade, conteúdo, metodologia, envolvimento ? Será que sabem o que cada docente faz em sala de aula ? Qual a opinião dos alunos a respeito do seu professor ?
Não entendo como ouço tantas reclamações de professores e nada acontece com eles. É lógico que muitos alunos exageram, não tem senso crítico nem discernimento. Porém, quando muitos comentam a mesma coisa ...
Para o aluno quem é o bom professor ?
Sem dúvida aquele que deixa "marcas" profundas na vida, seja na orientação profissional, no aprendizado, na luta pela sobrevivência, no exemplo de superação pessoal, jamais será esquecido.
Feliz porque sou professora há 16 anos e gosto muito do que faço e procuro fazê-lo da melhor forma possível. Já passei por diversas instituições, cursos e disciplinas. Quantos alunos não conheci neste período ? Muitas experiências, sendo a maioria delas muito positiva e prazerosa.
Sou graduada em Turismo, mas infelizmente este curso se encerrou em muitas instituições em São Paulo nos últimos anos. Pelo fato de ter a Pós Graduação e o Mestrado voltados para a temática de Marketing consegui maiores possibilidades de atuação em cursos dos mais diversos, até no segmento de Tecnologia da Informação (para quem é originalmente da área de Humanas).
No entanto, é muito triste perceber a realidade da Educação em nosso País, tanto pública quanto privada. No primeiro caso nem se fala, pois são raras as escolas de qualidade e os profissionais são muito mal remunerados, trabalhando em geral em situações sem infraestrutura adequada nem em condições de segurança. Já no outro lado, mesmo assim, varia de instituição para instituição, níveis de instrução, localização, porte, dentre outros fatores.
Não se pode dizer que todo professor é coitadinho, ganha pouco. Não é uma verdade generalizada. Porém, foi-se o tempo que o Professor Doutor era mais valorizado. Hoje em dia, dependendo da instituição, é preciso "esconder" o seu diploma para não ser demitido ou só mostrá-lo no momento da visita do MEC para reconhecimento de cursos. A grande maioria que possui titulação (em vários casos, até o Mestrado) não recebe sua remuneração equivalente ao seu grau de formação. Esperar pelos concursos e tentar ingressar em uma Universidade Pública é tarefa para pouquíssimos.
O que vale mais o professor pesquisador mais teórico ou aquele de mercado que vivencia a realidade ? Sob a ótica do aluno ou da instituição de ensino ?
Existem professores que nunca "trabalharam" em uma empresa (não podendo se esquecer da máxima "mas, profe, além de dar aula, você também trabalha ?"), só estudaram e nem sempre possuem as metodologias adequadas para cada curso, disciplina e até aluno. Não sabe transmitir o seu conhecimento.
Por outro lado, temos aqueles que mais se dedicam ao mercado e enxergam a docência como uma forma de aumentar sua receita. Invariavelmente faltam muito às aulas e isso prejudica demais os alunos. Ah, mas têm nome, são famosos, dão destaque para as escolas, mas ...
No caso de professor de Marketing ter atuado ou estar no mercado com certeza agrega valor. Preciso ser alguém mais criativo e interativo, em geral empreendedor e tecnológico.
Já para os docentes de Turismo o fato de ter viajado bastante conta muitos pontos a favor, pois possui bagagem para contar de suas experiências pelo mundo afora.
Será que a teoria e a formação dos docentes, seja de Marketing ou de Turismo, não é importante para o alunado ?
O desafio é fazer esta ponte entre teoria e prática, o que poucos são capazes. Os alunos querem e buscam isso, embora em alguns casos fiquem deslumbrados com o puro pesquisador ou o marqueteiro nato.
Educar deve buscar a preparação e a transformação para a vida, em um contínuo processo de troca, o que prega a atividade mercadológica (Marketing) pois o professor ensina ao aluno, mas também aprende com ele.
Sabe aquele professor que parece que "viaja na maionese" ? Pode parecer louco, mas é preciso fazer malabarismos para atrair a atenção dos educandos em um tempo em que todos só querem olhar para seus smarthphones.
O Turismo Pedagógico contribui demais para se aprender na prática. Visitar o "Museu Catavento" de São Paulo, por exemplo, com certeza faz com que o estudante entenda e não apenas decore conceitos. A visita in loco seguramente acrescenta mais riqueza e um aprendizado mais consistente.
Sem dúvida é preciso ousar e entender cada aluno de forma personalizada, como o Marketing se preocupa com cada cliente, verificando suas dificuldades e facilidades, o mesmo que as necessidades e desejos dos consumidores.
Independente da disciplina e do curso, o professor precisa se atualizar e buscar o melhor em cada aula porque "não existe receita pronta" e envolver o aluno, fazê-lo se empolgar com o conteúdo, mesmo que este lhe pareça chato ou intragável.
Gostaria de saber o que as instituições reconhecem nos professores ? Titulação, tempo de casa, assiduidade, pontualidade, conteúdo, metodologia, envolvimento ? Será que sabem o que cada docente faz em sala de aula ? Qual a opinião dos alunos a respeito do seu professor ?
Não entendo como ouço tantas reclamações de professores e nada acontece com eles. É lógico que muitos alunos exageram, não tem senso crítico nem discernimento. Porém, quando muitos comentam a mesma coisa ...
Para o aluno quem é o bom professor ?
Sem dúvida aquele que deixa "marcas" profundas na vida, seja na orientação profissional, no aprendizado, na luta pela sobrevivência, no exemplo de superação pessoal, jamais será esquecido.
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