Marketing e Turismo - revisando e refletindo no início de 2014

Olá pessoal, depois de merecidas férias, eu voltei às atividades.
Hoje começam as aulas no Centro Universitário SENAC, onde sou docente há 13 anos e com tudo isso preciso revisar conceitos e provocar questionamentos nos novos educandos e seguidores que estão me conhecendo agora.
Para compreender o Marketing devemos relacionar noções de Administração e enxergar pessoas e organizações de uma maneira global.
O "mercado" revela a origem da palavra Marketing, que já se incorporou à Língua Portuguesa, mostrando a íntima relação entre a oferta e a demanda, conceitos também da área de Economia, que mostram que ambos os lados da moeda devem estar equilibrados e satisfeitos mutuamente para se ter sucesso.
Será que o Marketing visa apenas o sucesso financeiro, só o que importa é o dinheiro ou existe algo além ?
Sem dúvida envolve também a busca da realização individual e da plena satisfação de anseios e sonhos, mas a melhoria ou consolidação da imagem individual ou corporativa, o alcance de objetivos e metas, um posicionamento estratégico no ramo de atuação ... ou tudo isso junto e misturado.
Muitos colocam a atividade mercadológica como enganadora, os marketeiros como influenciadores de consumo desenfreado e sem propósito e que a mesma só se encaixa em determinados segmentos. Será ?
É possível relacionar o Marketing ao Turismo ? É óbvio que sim, como a todas as áreas de conhecimento.
Ainda mais em uma atividade que necessita de ampla divulgação de destinos e comercialização dos mesmos.
Opa, mas o MKT só se preocupa em propagar lugares e vender os mesmos ?
Aí reside outra questão importante. O Marketing vai além das transações comerciais e pura comunicação.
Exige planejamento a partir da pesquisa e a gestão do hoje para o amanhã, a manutenção das relações com clientes, fornecedores e parceiros.
Para a atividade turística tudo isto é mais que fundamental, pois temos que ter uma localidade para ofertar e ser divulgada para uma determinada demanda com certas características específicas, a fim de que satisfeita possa recomendar a outros passageiros este destino por meio da propaganda "boca a boca".
Como vincular Turismo e Marketing em um ano de Copa do Mundo e Eleições no Brasil ?
Em primeiro lugar precisamos entender que Marketing não é só Propaganda, pois engloba os Ps (Produto, Preço, Ponto ou Praça e Propaganda/ Promoção). Logo, podemos nos questionar : será  que o Produto Turístico está bem estruturado e divulgado corretamente ?
Todos sabemos que a projeção de custos das obras para a Copa já triplicou e que a maioria delas está atrasada. Por outro lado, também muito nos preocupa a questão dos legados, ou seja, depois do megaevento, o que restará para nós autóctones ou comunidade local, os moradores deste país ?
Será que somente a conta para pagar por meio dos tributos ? Qual o preço deste entretenimento ?
Quem vai ganhar ou perder com isso ? Governo, iniciativa privada, população, somente as cidades sede (ponto ou praça) ???
Para os brasileiros viajaram dentro de seu país em julho será provavelmente inviável, pois os preços já começaram a subir desde  o Reveillón, no Carnaval estão gritantes e no mês do evento internacional nem se fala ... Só para inglês ver mesmo.
Depois de tudo isso começarão as "propagandas" eleitorais gratuitas ai ai ai ... os arquitetos das campanhas serão criativos o suficiente para nos fazer esquecer do passado e votarmos errado novamente, mesmo em quem está com "ficha suja" ?
Na realidade, é o Marketing que influencia os eleitores ou lhes falta consciência e discernimento ?
Enfim, será um ano bem agitado.
Quem arrisca apostar: o Brasil vai faturar o hexacampeonato ? Qual será o (a) novo (a) Presidente ?
É pagar para ver ... Boa sorte a todos e excelente ano, com muitas atividades construtivas, evolução, prosperidade e sucesso !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO SUSTENTÁVEL X TURISMO DE MASSA

Consultor de Viagens: manual quem é e como tratá-lo

Afinal, o que pode ser considerado um Produto Turístico ?