Consultor de Viagens: manual quem é e como tratá-lo
Vimos no post anterior o que é um consultor de modo geral e os benefícios de seu exercício profissional.
Em relação especificamente ao Consultor de Viagens é preciso destacar algumas características.
Pode-se dizer que ele é uma evolução do agente de viagens, é muito mais que um simples vendedor de bilhetes e pacotes turísticos.
Cabe aqui uma distinção entre Consultor de Turismo e Consultor de Viagens.
Percebe-se uma profunda relutância da sociedade atual em pagar pelos serviços de um Consultor de Viagens, sendo que a mesma considera "normal" pagar pelos conselhos de um advogado ou consulta médica.
Quanto mais destinos e equipamentos ele conhecer "in loco", poderá exercer uma venda de um serviço turístico com maior qualidade e conhecimento de causa.
É preciso se reconhecer que apesar
da maior facilidade de acesso à informação, o turista precisa de orientação
especializada de um profissional.
Hoje em dia cada vez mais as pessoas pesquisam e adquirem sozinhas seus serviços turísticos, porém muitas não têm a experiência de ter viajado e acabam comentendo erros e gafes, que se transformam em prejuizos financeiros e psicológicos, já que a viagem é um momento especial da vida humana e não irá jamais se repetir da mesma forma.
Com a globalização e as inovações tecnológicas, o turista tornou-se mais informado e passou a exigir não apenas os serviços de um agente de viagens básico, um vendedor para emitir bilhetes e vouchers, mas um profissional mais atualizado e especializado em determinados destinos ou segmentos.
Em relação especificamente ao Consultor de Viagens é preciso destacar algumas características.
Pode-se dizer que ele é uma evolução do agente de viagens, é muito mais que um simples vendedor de bilhetes e pacotes turísticos.
Cabe aqui uma distinção entre Consultor de Turismo e Consultor de Viagens.
Consultor de Turismo é o profissional que lida com planejamento, tanto na esfera pública quanto privada, na implantação de pólos e projetos turísticos, enquanto o ...
Consultor de Viagens é o profissional que trabalha dentro de uma agência de viagens ou operadora turística.
Comumente é relacionado ao chamado "free lancer" (autônomo), porém o Consultor pode trabalhar em uma agência ou operadora.
No entanto, costuma ser o profissional que transforma a estrutura física de sua casa em escritório, indo até a residência ou local de trabalho do cliente no horário desejado pelo mesmo e faz a ponte entre a operadora (e não a agência, pois somente esta que paga a comissão para o consultor, já que a agência é apenas vendedora e, logo, sua concorrente).
É preciso enxergar o Consultor como um profissional que estudou e continua pesquisando, debate com colegas da área, possui a experiência de quem já atuou em outras empresas e busca viajar, pois a viagem é também o seu trabalho.
Hoje em dia cada vez mais as pessoas pesquisam e adquirem sozinhas seus serviços turísticos, porém muitas não têm a experiência de ter viajado e acabam comentendo erros e gafes, que se transformam em prejuizos financeiros e psicológicos, já que a viagem é um momento especial da vida humana e não irá jamais se repetir da mesma forma.
Com a globalização e as inovações tecnológicas, o turista tornou-se mais informado e passou a exigir não apenas os serviços de um agente de viagens básico, um vendedor para emitir bilhetes e vouchers, mas um profissional mais atualizado e especializado em determinados destinos ou segmentos.
Portanto, para
ser chamado de Consultor, o profissional de Turismo precisa ter 3 habilidades:
Ø
Técnica
Ø
Interpessoais
(social)
Ø
Conhecimento.
O
Consultor de Viagens se diferencia do simples Agente de Viagens (do passado) pela forma de atuar e por
suas ferramentas e estratégias, repertório de experiências pessoais e sua segurança de transmissão de conhecimentos.
O
atendimento pessoal representa uma ferramenta inesgotável de diferenciação.
O
viajante atual busca a customização, ou seja, o produto exatamente do jeito que
ele deseja. Deve-se buscar produtos para o consumidor e não consumidores para
um produto.
O
agente de viagens precisa se enquadrar neste novo contexto e deixar de ser um
mero vendedor de serviços, um intermediário na transação comercial.
Deve
oferecer um trabalho diferenciado e exclusivo e além de cativar, fidelizar o
seu cliente.
Muitos
turistas procuram os canais diretos de distribuição do produto, devido à falta
de capacitação e treinamento dos agentes.
O
cliente exigente e informado de hoje possui uma infinidade de fontes de
investigação à sua disposição.
No
entanto, os conhecimentos técnicos não são suficientes para satisfazer os novos
consumidores, que buscam soluções de seus problemas e interesses particulares,
dicas para que possam maximizar o tempo e o dinheiro dispendido no sonho de sua
viagem.
Muitos
clientes só recorrem à agência para formalizar a viagem, já que resolvem seus
trâmites por telefone, fax e Internet. Hoje há muitos mensageiros à disposição.
O
Consultor de Viagens deve gerenciar o maior número de informações advindas das
mais diversas mídias e saber lidar com as novas tecnologias como a Internet, o
GDS e o e-ticket.
O
organizador de viagens deve avaliar constantemente o papel e o desempenho de
cada fornecedor de serviços ao elaborar os programas turísticos.
A
maioria dos viajantes já não é mais tão dependente do agente como antigamente.
Isto pode ser mais acentuado dependendo do perfil, das experiências e dos
referenciais de cada cliente.
A
Internet é uma ferramenta de distribuição de vendas, de propaganda e promoção no
mercado turístico, que veio para agregar valores e facilitar o trabalho dos
operadores e agentes de viagens.
É
preciso coloca-la como instrumento a favor do agente.
Problemas
: desconfiança pelo nº do cartão de crédito e receio de fraudes pelo fornecimento
de dados cadastrais.
A
resposta precisa ser mais rápida, com utilização de um eficiente Chat.
Deve-se
filtrar a grande quantidade de informações disponíveis na rede para se repassar
os dados mais atualizados aos clientes.
Diminuição
de custos para a agência, que não precisa imprimir tantos folders, prospectos e
tabelas e pode enviar até vouchers pela Internet.
A
TECNOLOGIA AGILIZA OS PROCEDIMENTOS, MAS NÃO SUBSTITUI O TRABALHO DO AGENTE DE
VIAGENS.
OS
PARADIGMAS PRECISAM SER QUEBRADOS E OS DESAFIOS SUPERADOS.
Excelente!!!
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