PANTANAL MATOGROSSENSE com conforto e segurança

Digo e repito: acho fundamental não repetir lugares. É claro que se você tiver uma oportunidade de trabalho, um evento ou ganhar a viagem, vale ir novamente depois de algum tempo. Porém, livre e espontaneamente ficar bitolada (o) no mesmo destino é demais. O mundo é imenso ...A maioria não tem tempo nem dinheiro para viajar por prazer a todo momento.

Precisamos variar em tipos de atrativos e localizações, paisagens e culturas, climas e estações.

Como já fui para a Amazônia, Foz do Iguaçu e  Bonito, destinos obrigatórios para todo brasileiro ir e se encantar de orgulho de nossa majestosa natureza, precisava conhecer o Pantanal  Matogrossense.

No entanto, quando se fala em Pantanal, muitos logo pensam em mato e desconforto. Quem não lembra da novela homônima ? Que perigo: onça e jacaré ! O felino é raríssimo de se ver e o anfíbio é visto em qualquer época, mas de dia ou de noite, no seco ou molhado, é só manter uma distância e apreciar. Só que esta região oferece muito mais animais, aventuras, sol, céu e rio.

Conhecer um pouco deste fantástico bioma com conforto, segurança e bem-estar sem dúvida é no SESC Pantanal. Realmente trata-se de  um hotel maravilhoso. Partindo de São Paulo o voo dura apenas 2 horas até Cuiabá e do aeroporto o Sesc oferece traslado até o hotel com esta mesma duração. A hospedagem fica dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e possui completa infraestrutura de lazer, gastronomia, bem-estar e atividades para se explorar a região.
 
 

 

 
Mesmo tendo indo em época de cheia, consegui avistar muitos animais (jacarés aos montes de vários tamanhos e lugares). No hotel você pode até encontrar no píer de onde partem os passeios fluviais. Mas não tenha medo deles, nem de outros bichos como sapos e lagartos. Há uma diversidade impressionante de aves  em meio à uma paisagem deslumbrante.








O sistema é de pensão completa, ou seja, café, almoço e jantar com 2 tipos de sucos e água inclusos em sistema de buffet self service.  Todos os dias há uma variedade de alimentos, tanto de comida regional e geral,  com riqueza e fartura de opções para todos os gostos. Destaca-se a diversidade de azeites e açúcares, tudo com muito sabor e capricho.

É possível também agendar almoço gourmet no EVS - Espaço de Vida e Saúde, que é um menu degustação composto de entrada, 2 pratos principais e sobremesa, água e 1 suco, também incluso na diária. É divino, tanto pelo espaço quanto pelo atendimento e, claro, a comida.
 
 
 
 
O SPA aliás é algo de primeiríssimo mundo, plenamente equipado e com total bom gosto. Convém já reservar os tratamentos assim que chegar - são diversos, desde massagem clássica, shiatsu, drenagem linfática e outras convencionais até pedras quentes, bambuterapia e outros tratamentos faciais e corporais com água, como  duchas e ofurô. 
 
 


Quem fizer uma massagem tem direito ao uso das piscinas com hidromassagem e caminho das águas. Há tratamentos individuais, para casais e até para crianças (SPA dos pés, manicure e cabelereiro).
Momentos de puro luxo e glamour por um preço muito justo.   
 
 

O estabelecimento dispõe de 3 piscinas (falta ainda um parque aquático) e um prédio social com brinquedoteca, salões de jogos, academia e mirantes. Este espaço deve passar por uma reforma, como já ocorreu recentemente com o restaurante e apartamentos de alguns blocos.
 





 
Faz parte do complexo um borboletário fantástico e o CIA (Espaço de Interpretação Ambiental) que é um mini museu sobre o Pantanal, onde há um cinema que transmite filmes infantis e sobre a  região. 
 
 
 
Sempre são realizadas atividades como "Recreação Aquática" (hidroginástica animada), "water balls" (bolhas gigantes onde as crianças adentram e são movimentadas pelos monitores) e desafios entre crianças e adultos na piscina e outros (como tentar adivinhar o que há dentro de uma bolsa ou quantos palitos há em um pote). 
 
 

Todas as noites ocorrem atrações como bingo, Karaokê, conversa com o Sr. Dito Verde (pantaneiro mais antigo da região), dentre outras. Teve até show de Ilusionismo/ Mentalismo no fantástico Espaço de Eventos.

 
 
O empreendimento conta também com arvorismo e tirolesa (mais simples para crianças) e campo de futebol

 
Existe o setor de passeios, que deve ser procurado logo após o check in para se conseguir agendar todas as atividades. São muitas e bem diversificadas. Realizei o "alvorecer" no Rio Cuiabá (prepare-se para acordar as 4h30 !) e o entardecer no corixo (braço de rio), que são passeios fluviais que partem do píer do próprio hotel e se pode avistar fauna e flora locais, como jacarés (há só focagem noturna também), sempre realizados com guias muito experientes e atenciosos.
 





 
O passeio do Safári na Transpantaneira é novo e fantástico. Também vale a pena acordar as 5 hs da matina para em um caminhão perfazer 6 horas de estrada em busca de avistagem de animais. Sai do hotel em micro-ônibus até Poconé, que fica a meia hora de distância e de lá pela estrada. O guia Antônio Coelho é excepcional ! Vimos até jacaré na estrada e búfalos no caminho, além de veado campeiro, ema e até o tuiui, é claro, a ave símbolo do Pantanal. Pássaros são avistados e ouvidos de todos os tipos. Realmente uma paisagem única.
 





 

Realizei o passeio de bicicleta até o Sesc Rio das Pedras (14 km divididos em ida e volta), que se trata de uma fazenda onde existem vacas, jacarés, cavalos e outras aves. Há possibilidade de fazer este circuito de jardineira ou "bonde ecológico" a tarde para que as crianças possam aproveitar para andar rapidamente de charrete e cavalo, pois as cavalgadas somente para maiores de 12 anos. Esta atividade vai além de um simples passeio a cavalo, pois os animais andam literalmente dentro dos rios por mais de uma hora ....
 


 
 

 
 
Uma outra possibilidade é fazer o passeio noturno no caminhão aberto até a fazenda, podendo-se avistar outros tipos de animais, como jaguatiricas, coelhos, tamanduás e capivaras. Prepare-se para a invasão de insetos. Vá de casacos fechados e com muito repelente ... mesmo assim eles voam e "batem" em você, pregando vários sustos.
     
Logo, há um amplo leque de opções para se fazer dentro e fora do hotel.

Os preços das diárias e dos passeios são bem acessíveis, assim como dos serviços, sobretudo para quem é comerciário (trabalha em empresa ligada ao Sesc e possui carteira de associado pleno).
 
Vale ressaltar a preocupação com a cultura local, pois aborda-se o artesanato, a culinária e os costumes da região.
 
 




 
 
 
O SESC possui a preocupação com a sustentabilidade em todos os níveis e a filosofia anticonsumista, mas possui uma lojinha com souvenires e produtos locais com valores muito justos. 
É um lugar para se divertir, relaxar e conhecer. 
 
O atendimento sempre é muito gentil e prestativo, demonstrando a Hospitalidade e a busca de atendimento das necessidades e expectativas dos hóspedes. 

Enfim, é muito mais que o BBB (bom, bonito e barato), pois é ótimo, lindo e oferece um excelente custo x benefício.
 





 
Por tudo isso, faça um convite para que você procure conhecer  o seu País antes de conhecer o Exterior ou faça "tudo junto e misturado". Não ache que só o que é de fora presta ou é melhor. Valorize as belezas naturais e culturais do Brasil. Há muito que se  explorar no turismo doméstico.
Ensine os seus filhos o valor de se vivenciar passeios em meio à natureza e conhecer a cultura realmente típica das regiões ao invés de ficar só em atrações artificiais e com cunho consumista ou apenas tecnológico.
      
















Comentários

  1. Professora, eu simplesmente amei este post, eu vou para Cuiabá todo ano, meu noivo é de lá e sempre passamos férias lá, mas nunca fiz este roteiro, com certeza farei! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Monica. Tomara que a riqueza deste lugar não seja destruída totalmente, infelizmente, pelas queimadas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO SUSTENTÁVEL X TURISMO DE MASSA

Consultor de Viagens: manual quem é e como tratá-lo

Afinal, o que pode ser considerado um Produto Turístico ?