Operação Carne Fraca: divagações sobre as relações entre Imagem, Marca & Agentes de Comunicação

Jamais me cabe aqui uma análise profunda e política da atual situação do País.
No entanto, como o fato da descoberta de carne contaminada e adulterada em vários frigoríficos do Brasil  durante a operação "Carne Fraca" da Polícia Federal envolvendo novos casos de corrupção no País envolve vários aspectos da área mercadológica, resolvi abrir algumas breves discussões e possibilidades.

O estudo do Marketing Organizacional abarca necessariamente o constante estudo da imagem e da marca das empresas como um todo, bem como de seus produtos e serviços e as suas formas de comunicação para o público - alvo.

A situação  atual demonstra de forma clara a inter-relação entre os diversos aspectos da área mercadológica. Abre um receio imenso dos consumidores, mesmo os fieis, a se tornarem céticos quanto à aquisição das várias empresas envolvidas no escândalo. São organizações extremamente conceituadas no Brasil e no Exterior e principais exportadoras  do País. As retaliações de diversas nações já se iniciaram, bem como o boicote. Será apenas uma questão política e pontual ? Acredito que se fosse algo generalizado já teríamos muitos casos de intoxicação alimentar, epidemias e mortes ...

Não há dúvida que se precisa investigar e punir os culpados. Entretanto, trata-se de um segmento que sempre demonstrou rígidos métodos de controle de qualidade de seus produtos e goza de fama internacional. Para afirmar esta posição selecionaram  e pagaram muito bem personalidades reconhecidas para fazerem uma série de propagandas atestando a excelência de suas produções, como Tony Ramos, Fátima Bernardes e Roberto Carlos.  Cabe aqui uma análise crítica: será que tais celebridades de fato consomem o que divulgam e tentam persuadir os consumidores a comprar ?
Sabemos que o Marketing adota o artificio do mimetismo, ou seja, da imitação de classes superiores. Grande parte da sociedade se espelha e confia em determinados atores, cantores     ou apresentadores. Como será que eles estão se sentindo em meio à essa grave crise do setor ? São co-responsáveis por suas formas de comunicação ? A imagem destes famosos não está vinculada à das empresas ? Será que neste momento ajudariam a amenizar os efeitos imediatos da crise ou caíram no descrédito ?

A imagem das marcas está seriamente comprometida com tais acusações. Nem todas as empresas e fábricas de fato estão envolvidas, porém a partir do momento em que são citadas, pela mídia, gera uma desconfiança por parte dos consumidores. Elas teriam que se pronunciar de imediato. Algumas o fizeram como publicidade por meio de notas, mas será isso suficiente ?

Gerenciamento de crises precisa ser algo muito rápido, providencial, com as justificativas certas ... Qual será a fórmula do momento ? Quem irá acreditar ? Ficar calado sem dúvida é pior

Alguns países já deixaram de comprar do Brasil e se isso continuar a crise pode piorar, com um grande número de desempregados . Muitos exportadores perderam vendas e altos valores em apenas uma semana e alguns consumidores começaram a fazer boicote ou substituição de carne por frango e peixe.

Será que todos vão se transformar em vegetarianos e veganos ?
Você vai deixar de comer carne ? Desculpe, eu não.
Entretanto, a investigação deve apurar exatamente os fatos sem juízo de valor, desvinculando-se de questões políticas e o consumidor deve ficar atento e bem informado, sem gerar alarde ou replicar falsas ou exageradas notícias.
Imagem, marca, saúde e emprego estão totalmente envolvidos no jogo.

Vejamos as cenas dos próximos capítulos.  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO SUSTENTÁVEL X TURISMO DE MASSA

Consultor de Viagens: manual quem é e como tratá-lo

Afinal, o que pode ser considerado um Produto Turístico ?