Comunicação interpessoal para Negócios
Quando se fala em Marketing além da ideia de Vendas, sempre surge o conceito de Propaganda, que engloba a parte de divulgação e Comunicação de um Produto ou Serviço.
Sendo assim, a Comunicação no âmbito de qualquer tipo de Negociação é mais do que fundamental. Para tanto, conhecer alguns conceitos e regras que devem ser seguidos ou evitados é essencial para o sucesso de fechamento de contratos, fidelização de clientes e eventos realizados com êxito.
Antes de mais nada, conhecer as normas da cultura alheia, seja em termos de nacionalidade (hábitos e costumes) do interlocutor ou da organização que representa (como missão, visão e valores, imagem que possui no mercado, como os colaboradores são reconhecidos pela empresa e o tratamento que repassam para os clientes) é básico, o que consta nos princípios da Hospitabilidade, ou seja, a habilidade de saber ser hospitaleiro (vai além do simples e básico "bem receber").
A Hospitalidade prega a norma da reciprocidade, ou seja, o "dar, receber e retribuir", mas nem sempre podemos devolver um tapa, só se for com "luva de pelica". Isto implica também um "dançar conforme a música", porém com classe, sem ofender.
É preciso ter feeling de como se comportar e a observação do ambiente e do estilo do outro ajuda bastante, desde a apresentação, como um aceno de cabeça ou um aperto de mãos (com firmeza e energia sem usar da força nem muito fraco, denotando indiferença ou descaso). Há que se observar que nem todos aceitam abraços ou beijos (um, dois ou três), muito menos "tapinhas nas costas", reservado para amigos íntimos.
Caso se esqueça o nome da pessoa, pode-se tentar puxar pela memória por alguma dica do que se está conversando. Porém, se não der certo, peça perdão e pergunte com sutileza.
Saber ouvir é muito importante, é claro, No entanto, ficar muito tempo calado, pode além de caracterizar um monólogo, mostrar que não se está entendendo por completo o assunto. É preciso intervir e participar, sem interromper a conversa a todo momento, de modo que a pessoa não consiga terminar o raciocínio ou até se esqueça do que estava tratando. Olhar nos olhos atentamente é sinal de interesse.
Existem assuntos ou temas polêmicos que, em geral, devem ser evitados, como religião, política, futebol, etnia e até profissão. Todavia, se houver respeito pela opinião alheia pode gerar debates muito interessantes.
Há muito que deve ser evitado, como os atos ou palavras de bajulação ou "pseudointimidade" para se tentar angariar uma ascensão de cargo, pois o elemento "puxa saco" fica muito evidente e suas ações denotam falsidade e busca de algum privilégio. Evidentemente, elogios rasgados, polidez exagerada em palavras e gestos e excesso de iniciativa devem ser evitados.
Outra questão terrível é a franqueza total, quando se diz tudo que se quer sem pensar nas consequências. Os assuntos que mais causam gafes para as mulheres são: perguntar idade ou comentar está grávida ou engordou, querer saber o salário ou o preço da roupa, do sapato ou da bolsa ... Já para os homens também não pega bem querer saber a renda ou que está ficando barrigudo ou muito magro e, o pior, careca (as vezes ele pode estar fazendo quimioterapia) ...
Já que estamos falando de gênero (e não de sexo) as mulheres devem avisar para as mulheres e os homens para os homens quando virem algum resto de comida entre os dentes; o zíper da roupa estiver aberto; os seios estiverem aparecendo; as calças estiverem caindo ( o tal do "cofrinho"); o cabelo estiver desarrumado; a blusa ou camisa saindo para fora da calça; houver falta de papel no banheiro.
As confidências, mesmo as "pequenas fofocas" podem causar grandes prejuízos por meio da "rádio-peão" e provocar demissões. As vezes são apenas boatos, mas de fato, a maledicência nunca traz nada de bom.
Não queira se exibir, demonstrar alto conhecimento ou "humilhar" indiretamente as pessoas ao pronunciar palavras ou expressões muito rebuscadas que ninguém entenda. A clareza e a compreensão por parte de todos deve ser condição básica em uma conversação ou palestra.
Demonstrar boa autoestima é importante, porém diferente de exibição. Por outro lado, não se pode ficar pedindo mil desculpas por falhas técnicas, defeitos físicos, falta de conhecimento ... A audiência não sabe de sua pauta e as solicitações de perdão sem fim transmitem falta de competência e insegurança.
Por isso, ao falar, preste muita atenção no uso das palavras corretas conforme o nível ou a condição da outra pessoa, ou melhor, os termos, as expressões e os gestos devem ser adequados ao perfil do interlocutor. Estrangeirismos ou palavras em outras línguas estrangeiras, termos técnicos específicos de uma área, gírias ou palavrões são totalmente proibidos. Por falar em outro idioma, por favor, não o utilize na presença de pessoas que não o compreendam, pois parece que está falando mal delas.
Outra questão é perceber o seu lugar ou papel em uma conversa dentro de um grupo, não expressando curiosidade aguçada por determinadas pessoas e assuntos ou sendo importuno ao interromper o diálogo alheio ou querer tecer comentários sem ser solicitado. Tenha bom senso e perceba quando está "demais" em um local ou quando um grupo está abordando um assunto reservado.
Seja alguém que transmite alegria e otimismo ao ambiente, pois já basta o cotidiano repleto de péssimas notícias, sem ficar contando piadas fortes ou inadequadas para o público e o momento. Não seja você o porta-voz de más notícias a todo momento, pois sua companhia será evitada a todo custo.
Se você está doente, tossindo ou espirrando muito, evite falar em público. Além disso, outros tipos de incidentes naturais, como as flatulências, devem ser evitados ao máximo.
Caso você seja um chefe ou supervisor nunca grite ou corrija o seu subordinado em público, pois é extremamente desagradável. Faça-o em um lugar reservado, usando palavras amenas e tom de voz mediano. Seja um líder de verdade: inspire e não só critique !
Seja reunião ou evento comemorativo em que perceber que alguém passou dos limites com palavras e gestos, muitas vezes decorrente do álcool, procure acalmar a pessoa e retira-la do lugar e do centro das atenções.
Por fim, cumpra sua palavra, doa a quem doer. Prometeu retorno por telefone, e-mail ou pessoalmente em tal prazo, faça de qualquer maneira, mesmo que ainda não tenha a resposta final. Se for positivo, ótimo para ambas as partes. Se deu errado, vamos tentar na próxima. De forma alguma deixe alguém esperando a resposta ... isto com certeza voltará para você. Pode ser em dobro.
Todo cuidado é pouco, pois o que praticamos nas situações e espaços informais, com colegas, amigos e familiares, não pode ser revelado nas negociações profissionais.
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