O que é posicionamento estratégico e sua relação com imagem e marca para empresas e destinos ?

Em um primeiro momento muitos imaginam que posicionamento está ligado ao ponto ou praça  de um empreendimento ou localidade. Mas quando se aplica posicionamento estratégico considera-se algo muito mais abrangente do que localização física ou geográfica. Estamos nos referindo à posição da empresa, do produto, da marca ou do destino na mente do consumidor ou cliente.
 
A importância de se conhecer se a organização ou lugar ocupa o "top of mind" (tradução literal: topo da mente), está nas primeiras posições de um ranking classificatório, ou ainda, é bem falado nas rodas de amigos ou nos comentários das redes sociais digitais ("propaganda boca a boca") é total. Pode ser que não seja o primeiro ou o que encabeça a lista, mas deve figurar entre os primeiros colocados ou gozar de boa reputação, ter um bom conceito na cabeça das pessoas que já compraram produtos ou serviços (no caso de empresas) ou já visitaram a localidade (com base nos destinos turísticos).


A boa imagem  se reflete na recomendação ou na propaganda boca a boca positiva, gerando novos clientes ou  ainda fidelizando os habitués, transmitidno segurança, idoneidade e força da marca.
 
Pode-se  escolher ser líder de mercado de duas formas: pelo custo ou pela diferenciação. No primeiro caso a opção é pelo preço mais baixo para ganhar lucro pelo volume, a massa. É preciso destacar que é possível ter qualidade com menor tarifa. Por outro lado, a maioria busca o destaque, seja pela marca forte, famosa, grife já consolidada ou pelo nível e qualificação dos funcionários, excelência nos serviços, diferenciais nos produtos (performance, design, utilidade, dentre outros fatores) e por isso se dão ao luxo de cobrar o "preço prêmio" (um ônus considerado caro, porém que vale cada centavo, o que preenche a plena satisfação e o prazer naquilo que mais se valoriza, o que agrega valor para o indivíduo em particular.






 
Quem não busca ter uma marca reconhecida e respeitada, que esteja sempre na mente e na boca dos consumidores potenciais (prospects) e clientes (elais ou fieis) ?
Por isso é preciso buscar a construção de uma boa imagem ou as vezes reposicioná-la. Não é tarefa fácil nem rápida, mas necessária e que vale muito a pena.
Seriedade e comprometimento no que se faz, inconformismo com a mesmice pelo desafio incessante da inovação, transcendência dos desejos da clientela são imprescindíveis.
Para organizações novatas a realização de uma análise diagnóstica ou SWOT (sigla que significa Strenghts - pontos fortes,   Weaknesses - pontos fracos; Oportunities - oportunidades e Threats - ameaças) é essencial. No entanto, as que já estão na estrada também precisam fazê-lo de tempos em tempos. Saber quem são os concorrentes diretos e indiretos e no que eles não são tão bons ou falhos e que podemos superá-los ou fazer diferente é uma tática básica.
 
Desenvolver novos e exclusivos produtos ou serviços a partir de lacunas não preenchidas e nichos de mercado e tornar sua marca única é uma outra saída, ao invés de só ficar copiando os rivais.
 
Explorar ao máximo os vários segmentos da demanda é uma maneira de se posicionar em vários mercados com poder aquisito e estilos distintos.
 
Para aumentar o market share (fatia de mercado) de maneira eficaz só para quem dispõe de muito buget, cacife para investir em negócios totalmente diferentes de seu ramo inicial de atuação. Muitas vezes existem marcas que são reconhecidas por um produto ou serviço, mas ampliaram seu nome para outros negócios e aproveitaram de sua boa fama.
Enfim, o posicionamento deve ser visto e revisto constantemente com um benckmarking eficiente, sempre de olho nas tendências e modismos, inovação frequente, para que sua marca seja  sempre lembrada e desejada.
 
Desta forma, é preciso investir em propaganda e nada de deixar que só a publicidade se encarregue do serviço de deixar sua empresa ou destino em evidência.   

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