Uma reflexão do Marketing e do Turismo sobre as Festas de Fim de Ano
O ano de 2013 está encerrando e sinto que é preciso fazer uma análise dos temas principais deste blog sobre este período que estamos vivendo.
Discutimos sobre inúmeros tópicos relacionados às duas áreas e pude contribuir para uma melhor compreensão destes setores para totalmente leigos nos assuntos e para ex ou atuais alunos, sobretudo nas épocas das provas.
Muitas pessoas encaram o fim de um ano como o apocalipse, o final dos tempos, como se o Universo fosse se destruir em poucos dias e ficam alucinadas para terminar diversas funções (de fato muitas são obrigatórias, mas outras várias são impostas pela sociedade) e se entregam a um consumismo desenfreado, não percebendo do que estão causando aos outros ou do egoísmo que estão encerradas.
O final de um ano é apenas o ponto de chegada de um ciclo e muitas atividades continuam da mesma forma. Não iremos acordar diferentes no dia 1º de janeiro ...
Para que comprar tantos presentes para os outros e para si se em janeiro tudo está em liquidação ?
Se gastarmos tudo, como fica para depois para IPVA, IPTU, material e uniforme escolar etc etc etc ?
Por que comer e beber tanto se depois queremos ficar bem na foto da praia e das férias e logo começar um novo regime ?
Será que temos que "confraternizar" apenas nestes dias ? Por que não durante o ano todo ?
Para muitos o Marketing é apenas sinônimo de consumo. É equivalente à troca, mas não apenas de bens, mas de serviços, por que não de sentimentos ?
Muitos ficam preocupados com as "marcas" e se o presente recebido do "amigo secreto" terá o mesmo valor monetário do que o que foi comprado.
O simbolismo dos presentes deve ser de agradar quem ajudou de alguma maneira durante o ano, os entes queridos, mas de forma altruísta, sem esperar algo em retribuição. Seria o sentido da Hospitalidade ?
Ou será que já não recebemos e agora estamos devolvendo ?
Difícil é escolher entre tantas opções. Isto é a evolução do Marketing ou mercado, muitas empresas e marcas concorrendo pelos clientes ou ainda consumidores.
Acertar o presente para cada pessoa depende de quanto a conhecemos. Isto se chama Marketing de Relacionamento. Pesquisar o nosso cliente equivale a analisar os gostos e preferências de nossos próximos.
Mas se por que será que deixamos para última hora - falta de tempo, dinheiro ou ambos ?? Pode ser ausência de planejamento, o que gera o stress do trânsito e das filas, as brigas e disputas nos shoppings e mercados, com discussões tão sem fundamento ou respeito, mesmo com crianças ou idosos.
O importante é "dar, receber e retribuir" sempre, fazer isso uma prática do cotidiano.
Ao invés de grandes presentes podemos pensar em simples lembranças, as vezes um cartão escrito a mão, algo tão valioso em tempos apenas virtuais.
Com relação ás crianças, que tal fazê-las entender o verdadeiro significado do Natal, do Nascer de Novo ?
Só serão dignas de receber algo não somente se passaram de ano e foram obedientes. Claro que isso é importante, mas se abdicarem de roupas, sapatos, acessórios e brinquedos que não usam ou não gostam mais podem doar a outras crianças que não têm, precisam e desejam.
Os pequenos precisam se envolver no maior número possível de atividades dos adultos a fim de ajudar e aprender, valorizando o mundo dos pais e seus esforços, se possível em um ambiente mais lúdico e simples.
Presentes eletrônicos geralmente fazem os infantis mergulharem no mundo digital e maduro e se distanciarem da família e dos amigos, isolando - se em um universo particular.
Uma boa ideia é arrumar os armários, despojar de bens tangíveis abre espaço para o novo que vem chegando ... para várias pessoas é um momento de criatividade e sensação de bem estar, paz e renovação.
É preciso se revestir de um espírito transformado e renovado para viajar, mesmo que seja um deslocamento dentro da própria cidade ... Não é um Turismo, mas um Lazer. Visitar as decorações também deve motivar o conhecimento de parques, museus, monumentos de onde moramos.
Se tivermos possibilidade de sair do nosso lugar de moradia para outro destino em Férias ou apenas recesso de fim de ano, vamos festejar, comemorar, bebemorar, sempre com moderação e responsabilidade.
Descobrir o espírito natalino onde e em quem quer que esteja, mais do que trocar, multiplicar, distribuir ...
Assim como o mercado necessita e exige mudanças e inovações, nós também devemos nos preparar e planejar para o próximo ano, antenados com as tendências e nos atualizar e renovar com nossos objetivos e metas para cumprir da melhor maneira possível nossa Missão aqui na Terra ...
Que 2014 seja muito além da Copa do Mundo no Brasil (tomara que muito mais de que nosso País se sagre campeão, o Megaevento traga muitos, importantes e positivos legados sociais, econômicos e ambientais para nossa nação) e que as Eleições soprem novos rumos de maior justiça social com saúde, educação, moradia e segurança para todos.
Desejo que o ano vindouro seja muito melhor que este, mas ainda um processo para o próximo - crescimento e desenvolvimento constantes, muito mais qualitativo do que quantitativo.
Sucesso e prosperidade a todos aqueles que merecem e batalham, vida em abundância e plenitude !
Discutimos sobre inúmeros tópicos relacionados às duas áreas e pude contribuir para uma melhor compreensão destes setores para totalmente leigos nos assuntos e para ex ou atuais alunos, sobretudo nas épocas das provas.
Muitas pessoas encaram o fim de um ano como o apocalipse, o final dos tempos, como se o Universo fosse se destruir em poucos dias e ficam alucinadas para terminar diversas funções (de fato muitas são obrigatórias, mas outras várias são impostas pela sociedade) e se entregam a um consumismo desenfreado, não percebendo do que estão causando aos outros ou do egoísmo que estão encerradas.
O final de um ano é apenas o ponto de chegada de um ciclo e muitas atividades continuam da mesma forma. Não iremos acordar diferentes no dia 1º de janeiro ...
Para que comprar tantos presentes para os outros e para si se em janeiro tudo está em liquidação ?
Se gastarmos tudo, como fica para depois para IPVA, IPTU, material e uniforme escolar etc etc etc ?
Por que comer e beber tanto se depois queremos ficar bem na foto da praia e das férias e logo começar um novo regime ?
Será que temos que "confraternizar" apenas nestes dias ? Por que não durante o ano todo ?
Para muitos o Marketing é apenas sinônimo de consumo. É equivalente à troca, mas não apenas de bens, mas de serviços, por que não de sentimentos ?
Muitos ficam preocupados com as "marcas" e se o presente recebido do "amigo secreto" terá o mesmo valor monetário do que o que foi comprado.
O simbolismo dos presentes deve ser de agradar quem ajudou de alguma maneira durante o ano, os entes queridos, mas de forma altruísta, sem esperar algo em retribuição. Seria o sentido da Hospitalidade ?
Ou será que já não recebemos e agora estamos devolvendo ?
Difícil é escolher entre tantas opções. Isto é a evolução do Marketing ou mercado, muitas empresas e marcas concorrendo pelos clientes ou ainda consumidores.
Acertar o presente para cada pessoa depende de quanto a conhecemos. Isto se chama Marketing de Relacionamento. Pesquisar o nosso cliente equivale a analisar os gostos e preferências de nossos próximos.
Mas se por que será que deixamos para última hora - falta de tempo, dinheiro ou ambos ?? Pode ser ausência de planejamento, o que gera o stress do trânsito e das filas, as brigas e disputas nos shoppings e mercados, com discussões tão sem fundamento ou respeito, mesmo com crianças ou idosos.
O importante é "dar, receber e retribuir" sempre, fazer isso uma prática do cotidiano.
Ao invés de grandes presentes podemos pensar em simples lembranças, as vezes um cartão escrito a mão, algo tão valioso em tempos apenas virtuais.
Com relação ás crianças, que tal fazê-las entender o verdadeiro significado do Natal, do Nascer de Novo ?
Só serão dignas de receber algo não somente se passaram de ano e foram obedientes. Claro que isso é importante, mas se abdicarem de roupas, sapatos, acessórios e brinquedos que não usam ou não gostam mais podem doar a outras crianças que não têm, precisam e desejam.
Os pequenos precisam se envolver no maior número possível de atividades dos adultos a fim de ajudar e aprender, valorizando o mundo dos pais e seus esforços, se possível em um ambiente mais lúdico e simples.
Presentes eletrônicos geralmente fazem os infantis mergulharem no mundo digital e maduro e se distanciarem da família e dos amigos, isolando - se em um universo particular.
Uma boa ideia é arrumar os armários, despojar de bens tangíveis abre espaço para o novo que vem chegando ... para várias pessoas é um momento de criatividade e sensação de bem estar, paz e renovação.
É preciso se revestir de um espírito transformado e renovado para viajar, mesmo que seja um deslocamento dentro da própria cidade ... Não é um Turismo, mas um Lazer. Visitar as decorações também deve motivar o conhecimento de parques, museus, monumentos de onde moramos.
Se tivermos possibilidade de sair do nosso lugar de moradia para outro destino em Férias ou apenas recesso de fim de ano, vamos festejar, comemorar, bebemorar, sempre com moderação e responsabilidade.
Descobrir o espírito natalino onde e em quem quer que esteja, mais do que trocar, multiplicar, distribuir ...
Assim como o mercado necessita e exige mudanças e inovações, nós também devemos nos preparar e planejar para o próximo ano, antenados com as tendências e nos atualizar e renovar com nossos objetivos e metas para cumprir da melhor maneira possível nossa Missão aqui na Terra ...
Que 2014 seja muito além da Copa do Mundo no Brasil (tomara que muito mais de que nosso País se sagre campeão, o Megaevento traga muitos, importantes e positivos legados sociais, econômicos e ambientais para nossa nação) e que as Eleições soprem novos rumos de maior justiça social com saúde, educação, moradia e segurança para todos.
Desejo que o ano vindouro seja muito melhor que este, mas ainda um processo para o próximo - crescimento e desenvolvimento constantes, muito mais qualitativo do que quantitativo.
Sucesso e prosperidade a todos aqueles que merecem e batalham, vida em abundância e plenitude !
Comentários
Postar um comentário