Qual a diferença entre Imagem e Estereótipo ?
Formar, cuidar e melhorar são verbos sempre atrelados à questão da Imagem, seja pessoal ou profissional, pessoa física ou jurídica, social ou corporativa.
Como podemos definir o que seria a Imagem ? Será que ela é apenas visual, aquilo que se enxerga de fato ou também envolve a nossa imaginação e percepção ? Com certeza é a segunda opção, mais ampla, pois Imagem é um conceito amplo, que abarca o conceito sobre algo ou alguém, mesmo sem ter visto, conhecido ou experimentado.
O processo de formação da Imagem inclui a educação de casa/ família e da escola/ formal, mas passa também por outros filtros influenciadores, como vivências próprias e influências alheias (propaganda boca a boca ou mídia espontânea - conhecidos ou da Mídia - público diverso).
Logo, as vezes alguém experimentou um produto ou serviço e pode dar sua opinião com conhecimento de causa, mas em outros casos só ouviu falar a respeito.
A imagem pode ser orgânica, que é a primeira que se teve na vida, mas pode ser induzida, normalmente pelos meios de comunicação de massa. Com o desenvolvimento do processo evolutivo, mudança de ambientes, maior grau de escolaridade e vivências, normalmente paradigmas são quebrados e novos conceitos acerca de muitas questões são alterados.
Já o Estereótipo é um tipo de Imagem, porém nem sempre verdadeira. É um conceito restrito e limitado, geralmente um ícone ou símbolo que marcam determinados lugares, empresas e personalidades.
Ele tem os dois lados da moeda, pois contém aspectos positivos e negativos, que podem ajudar ou prejudicar a Imagem.
Se pensarmos no Estereótipo do Brasil "samba/carnaval, futebol e mulheres mulatas e nuas/semi nuas", pode-se refletir que de fato "Yes, we have", porém não é apenas isso, o que conduz a preconceitos e julgamentos equivocados.
Além do samba, temos muitos outros ritmos musicais. Não temos o Carnaval o ano inteiro, apesar das micaretas. Também possuímos outros tipos de festas com características distintas. Devido à miscigenação do país, temos todos os tipos de etnias e, claro, de pessoas do gênero feminino, que não andam sem roupas por aí, o que dá força, infelizmente, para o Turismo Sexual.
Tampouco o nosso Futebol é o melhor do mundo (veja o ranking atual da FIFA), apesar dos 5 títulos de Copa do Mundo e o favoritismo nacional, mas existem outros esportes e praticantes.
Enfim, somos muito mais que "feijoada e caipirinha".
No entanto, se estes símbolos servem de atrativo para a vinda de visitantes, quando chegarem por aqui podem descobrir outras qualidades de nossa Nação e Povo.
Este é o lado bom do Estereótipo - servir de "porta de entrada" para um conhecimento mais aprofundado. Por isso, temos que ser muito conscientes no momento de criar nome e marca, qual a identidade queremos dar para nossas organizações, destinos e para nós mesmos.
Não temos todo tempo do mundo para falar, escrever e mostrar tudo que somos e por isso "temos que se virar nos 30" (podem ser segundos de um comercial, que custam caro demais na Globo) e mostrar nossos diferenciais.
Neste sentido, Imagem e Estereótipo se confundem com Posicionamento Estratégico, algo que já abordamos anteriormente. Confira e opine.
Como podemos definir o que seria a Imagem ? Será que ela é apenas visual, aquilo que se enxerga de fato ou também envolve a nossa imaginação e percepção ? Com certeza é a segunda opção, mais ampla, pois Imagem é um conceito amplo, que abarca o conceito sobre algo ou alguém, mesmo sem ter visto, conhecido ou experimentado.
O processo de formação da Imagem inclui a educação de casa/ família e da escola/ formal, mas passa também por outros filtros influenciadores, como vivências próprias e influências alheias (propaganda boca a boca ou mídia espontânea - conhecidos ou da Mídia - público diverso).
Logo, as vezes alguém experimentou um produto ou serviço e pode dar sua opinião com conhecimento de causa, mas em outros casos só ouviu falar a respeito.
A imagem pode ser orgânica, que é a primeira que se teve na vida, mas pode ser induzida, normalmente pelos meios de comunicação de massa. Com o desenvolvimento do processo evolutivo, mudança de ambientes, maior grau de escolaridade e vivências, normalmente paradigmas são quebrados e novos conceitos acerca de muitas questões são alterados.
Já o Estereótipo é um tipo de Imagem, porém nem sempre verdadeira. É um conceito restrito e limitado, geralmente um ícone ou símbolo que marcam determinados lugares, empresas e personalidades.
Ele tem os dois lados da moeda, pois contém aspectos positivos e negativos, que podem ajudar ou prejudicar a Imagem.
Se pensarmos no Estereótipo do Brasil "samba/carnaval, futebol e mulheres mulatas e nuas/semi nuas", pode-se refletir que de fato "Yes, we have", porém não é apenas isso, o que conduz a preconceitos e julgamentos equivocados.
Além do samba, temos muitos outros ritmos musicais. Não temos o Carnaval o ano inteiro, apesar das micaretas. Também possuímos outros tipos de festas com características distintas. Devido à miscigenação do país, temos todos os tipos de etnias e, claro, de pessoas do gênero feminino, que não andam sem roupas por aí, o que dá força, infelizmente, para o Turismo Sexual.
Tampouco o nosso Futebol é o melhor do mundo (veja o ranking atual da FIFA), apesar dos 5 títulos de Copa do Mundo e o favoritismo nacional, mas existem outros esportes e praticantes.
Enfim, somos muito mais que "feijoada e caipirinha".
No entanto, se estes símbolos servem de atrativo para a vinda de visitantes, quando chegarem por aqui podem descobrir outras qualidades de nossa Nação e Povo.
Este é o lado bom do Estereótipo - servir de "porta de entrada" para um conhecimento mais aprofundado. Por isso, temos que ser muito conscientes no momento de criar nome e marca, qual a identidade queremos dar para nossas organizações, destinos e para nós mesmos.
Não temos todo tempo do mundo para falar, escrever e mostrar tudo que somos e por isso "temos que se virar nos 30" (podem ser segundos de um comercial, que custam caro demais na Globo) e mostrar nossos diferenciais.
Neste sentido, Imagem e Estereótipo se confundem com Posicionamento Estratégico, algo que já abordamos anteriormente. Confira e opine.
Comentários
Postar um comentário